Bom, 84% das atracoes mais visitadas de Paris ficam às margens do rio Sena. Gracas a ele, ao contrário de Londres, fácil me localizar. Bastava encontrar o rio que eu encontrava quase todas as atracoes.
Ver Paris através do Sena é conhecê-la do jeito certo, pois a cidade nasceu do rio. As pedras da primeira povoacao, na ilha de la Cité, chegaram através dele. O sangue dos que a defenderam escorreu pelo seu leito. As cabecas defenestradas na Revolucao de 1789 boiaram em suas águas. As teses libertárias, os romances históricos, as paixoes proibidas, o cubismo, o dadaísmo, o existencialismo, o realismo (quase todos os outros "ismos" também) "mergulharam-se no Sena e seguiram o seu curso".
É a partir do Sena que se medem as distancias da cidade e os números dos edifícios. Por ele fluem, a cada ano, 22 milhoes de toneladas de mercadorias, de graos a materiais de construcao. Por ele trafegam, diuturnamente, vinte enormes embarcacoes de turismo, alguns restaurantes flutuantes e quatro onibus-aquáticos, os BATOBUS.
A maioria dos turistas embarcam em cruzeiros de 1 hora ao longo do trecho que vai da Ponte Bir-Hakeim, ao lado da Torre Eiffle, à entrada do canal Saint Martin. Preferi fazer o trajeto a pé, pois assim nao precisava esperar formar um grupo e comecar o passeio e nem pagar. Dá no mesmo. É só seguir a margem do rio e trocar da direita para a esquerda e vice-versa quando se vê algo interessante do outro lado. E é facilimo trocar, pois há muuuiiitaaasss pontes: 34!! (Entre elas a do SEX AND THE CITY :))) Ameeeiii!!!)
Rio Sena!!
Place de la Concorde: Esta praca é uma das mais belas e históricas da Europa e ocupa mais de 8 hectares no centro de Paris.
O Obelisco de Luxor, de 3200 anos, presenteado ao rei Luís Filipe pelo vice-rei do Egito, está na Place de la Concorde.
Um comentário:
Mistinguetti, Andre Gide e Yves Montand que se cuidem...a partir de agora as frases de Marina Lara Rodrigues farão mais sucesso que as deles.Muito legal aquele seu parágrafo" Ver Paris através do Sena...as pedras..o sangue...as cabeças..as teses literárias...ADOREEEIIII!!! To cada vez mais animada com o livro que "vamos publicar"...hehehe...é o primeiro projeto que tenho para minha aposentadoria...bjinho
Postar um comentário