sábado, 19 de julho de 2008


Ontem foi o ultimo dia do primeiro grupo de criancas e adolenscentes no acampamento. Trabalhei por 3 semanas, agora terei ferias ate quinta feira у na sexta retorno para trabalhar com o proximo grupo por mais 3 semanas. As despedidas foram otimas. Criancas у equipe de profissionais responsavel por mim estavam muito satisfeitos.

Ontem foi um dia super estressante pra mim. Descobri, no comeco da semana, que uma escola de danca apresentaria varias dancas em um show de encerramento ontem. Pedi ao diretor para apresentar BRAZILIAN DANCES. Ele eh meio serio, fechadao e nao fala ingles, entao nunca sei exatamente as palavras que ele usa. Sei que Natasha, a professora de maquiagem das meninas, foi minha tradutora nesta conversa e disse que por ele, tudo bem, mas eu deveria apresentar um projeto escrito do que eu pretendia apresentar.

Aff, me lembrei da faculdade... tudo eh projeto escrito na UFU... hahaha

Bom, como nao tinha net no camp, mandei msg no сelular da mamae e da Le pra elas me enviarem por msg informacoes sobre AXE, SAMBA e FUNK. Ensinei forro tambem, mas como pouquissimos meninos me procuravam nos intervalos para aprender a dancar, achei melhor nao apresentar forro.

Apresentei a proposta escrita para o diretor e ele aprovou. :) QUE STRESS PRA ENSAIAR AS MENINAS!!! Antes era uma delicia... eu dancava na frente delas para me imitarem, informalmente... de quarta a sexta foi um stress... eu explicava as coisas em ingles, elas conversavam entre elas em russo, diziam que haviam entendido, mas na hora que eu colocava a musica nao saia o que eu tinha falado, OU SEEEEEJAAAA... falha de comunicacao!!!!

Tivemos muita paciencia uns com os outros у criamos grande afinidade no final das contas. Hoje, quando abri a porta do meu quarto com a mochila pronta pra viajar, este grupo estava na porta, com varios presentinhos, algumas meninas chorando, todo mundo querendo me abracar... foi bem legal!!! As vezes a comunicacao verbal nao eh tao efetiva, mas a corporal diz tudo que eh preciso ser dito. Acho que ficou bem evidente o quanto foi dificil pra mim у como eu fiz tudo com tanto carinho para que eles apresentassem no fechamento do acampamento um pouquinho do que ensinei a eles.

Outro problema foi que eu marcava os ensaios entre o almoco у щ horario de sono deles у alguты professores nao deixavam os meninos irem... eu nao tinha como conversar com eles, porque soh ficava sabendo depois que os meninos faltavam dos ensaios у nao conseguia entender o que os professores falavam... Alem disso, o diretor prometeu que providenciaria algum material que eu precisasse. Pedi apenas bandanas verdes у amarelas. Cobrei simplesmente todos os dias... na sexta de manha ainda nao haviam bandanas no acampamento... a apresentacao era a noite, os meninos empolgados, eu ja havia prometido que haveriam bandanas... pedi para um dos professores escrever em um papel as frases que eu precisaria pra comprar esses tecidos у la fui eu, para a cidade, comprar esse material. A psicologa achou meio ruim eu nao participar de algumas atividades com ela. Nao entendi direito o que ela falou (heheh... algumas vantagens de nao entender a lingua da supervisora!!) mas eu sabia que nao era irresponsabilidade minha, pelo contrario, a causa da minha ausencia por algumas horas era bastante nobre.

Uma das dancarinas eh filha de uma das professoras у pediu para a mae me levar ao deposito de brinquedos у la escolhi uns tambores у uns jogos de damas pros meninos fingirem que estavam tocando na apresentacao de samba. Eu tinha uma bandeira do Brasil, pedi pra dois meninos segurarem durante a apresentacao, ja que pedi a responsavel pela organizacao do evento para dependurar minha bandeira e ela disse que era muito dificil, que nao tinha como.

No final das contas deu tudo certo, as dancas foram lindas. Esta foto eh minha com um pedaco do grupo que dancou: os que chegaram no horario combinado, antes de comecar a apresentacao.

Chris filmou para mim e vou ver se consigo colocar no youtube. Se conseguir coloco o endereco pra voces assistirem. :) O mais legal foi que ao acabar a apresentacao a organizadora me chamou no palco junto com as meninas у falou ate em russo... NAO ENTENDI NADA, CLARO, mas os meninos disseram que ela agradeceu d+ o meu carinho com eles, que eu fiz mais do que era minha funcao la, que eu era muito querida por todos... enfim, encheu minha bola.... :)

Depois, o diretor chamou a Natasha (tradutora) у foi falando pra mim pra que ela traduzisse que ele nao imaginava que seria uma apresentacao organizada daquele jeito... que ele ficou impressionado comigo, que estava muito satisfeito com meu trabalho у que quer que eu faca o mesmo com o proximo grupo de criancas daqui a uma semana... Agradeceu d+, reconheceu que nao me ajudou com nada у prometeu ajudar da proxima... pra mim ficou de bom tamanho.

Ah, у foi uma dificuldade tambem fazer o DJ entender quais as musicas ele tinha que colocar, a ordem... fiquei do lado dele na hora da apresentacao... VOCES CONHECEM O STRESS, NE... hahahahhaha

Agora vou descancar em Crimeia, peninsula da Ucrania que tem o Mar Negro. :0)

10 comentários:

Unknown disse...

se voce ficou estressada, imagina eu, no meio da reuniao recebendo uma mensagem sua pedindo pra pesquisar sobre funk, axe e samba.. fala serio!!! ahahha.. mas no fim deu certo, ne lindinha?? o bom eh que eu tb aprendi um catiquim sobre essas dancas hahahah!!!
quer dizer entao que vc ta fzendo o maior sucesso com as criancas e criando mil coisas diferentes??? mas isso eu ja sabia que ia acontecer, desde que vc trabalhava no mario porto dando reforco e atividades pras criancas vc eh assim!!!... nossa, que nostalgia, lembra que uma vez vc me fez vestir de bruxa com uma mascara horroroza pra alguma atividade que ia fazer com os meninos e eu nao podia aparecer depois entao tive q andar com uma vassoura e roupa de bruxa do mario porto ate a escola?? ahahha saudade de vc e das suas invencoes criativas Nina!!! Beijos

Tia Moninha disse...

Nina,quero muito ver a apresentação!!!E parabéns por ter conseguido envolver as crianças, animá-las,e apesar de todo o stress ter sido tão elogiada.Agora que esse tal diretor ficou um pouco mais "sensível" é capaz até de mandar buscar "Tizumba e os tambores de Minas"para fazer o fundo musical das próximas apresentações.Ha ha ha!!! Beijos mil

Vó Marina disse...

Nina
Estou encantada com sua eficiencia.Tinha certeza que vc. se sairia muito bem em sua nova atividade, pois em tudo que faz exige de si o máximo.Ai as dificuldades são imensas principalmente por causa da lingua, não é mesmo?
Agora que vc. já mostrou a responsabilidade com que faz seu trabalho deve conseguir mais colaboração .Tenho medo que eles queiram prorrogar sua estadia aí.
Espero que vc. aproveite bem os dias na praia.
Saudades e beijos .

Mari Marcelos disse...

Marinaa!!
Q ótimo que está dando td certo aí! :)
Espero q continue assim!!
Beijos

Marcus-pai disse...

Minha querida
O jeito é ficar daqui babando e torcendo, não é? E rezando tb, é claro.
Adorei as notícias da dança. Bota estes ucranianos aí prá gingar!!!!
Tô com saudade de dançar com você.
Quando você vai me dar o prazer "desta contra-dança"?
Mil beijos. Boa praia!!! Cuidado com moto em rua com areia! ha! ha!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Niina... noh, eu to dando pala de rir aki, imagina o povo dançando funk, deve ter sido otimo!!! E a Lê estressada pesquisando sobre o tema ehehe!

Niiina saudade, está tudo bem por ai? Melhoroou???

Que experiência, sem noção!!! Cada lugar, cada coisa que não tem preço!!

Aqui está uma correria, estou indo pra Coréia do Sul semana que vem!!!

Eu estou pegando os lugares pra vc ir em Londres. Vou te mandar por e-mail ok?

Bjãão!! Fica com Deus!!!

Ma na Europa disse...

Fiquei muito emocionada com os recados!!! Valeu, gente... amo voces!!!
Nao tem jeito, ne... familia da gente eh familia da gente!!!! :)
Beijoooosss!!!

Klerisson Paixao disse...

Ma,
Perguntinha: A garotinha da esquerda é parente distante da LiLi? hahahah
Já rimos um bocado aqui no CL.
Beijos menina