sábado, 28 de junho de 2008

Afina e eu


Igor (da Aiesec) e eu (vista da praia de Mariupol)





Enfim, cheguei em Mariupol. Afina, Igor e Alex (da Aiesec) me esperavam na estacao. Fui direto para a casa da Afina, onde ficarei quando nao estiver trabalhando no acampamento. Conversamos um pouco e fomos para uma reuniao da Aiesec. Depois demos uma volta na cidade. Impressionante como as mulheres aqui saem: usam sombras amarelas, verdes, azuis e as roupas sem combinacao nenhuma... cada peca de uma cor. Diz a Afina que a moda neste verao eh verde e amarelo. Vou arrasar entao com meus mil badulaques do Brasil que trouxe (canga, camiseta, blusa de frio, meia de celular, pulseirinha, chaveiros presos na mochila... tudo do Brasil)!! :)


Nesta foto estavamos alimentando as pombas. Como odeio pombas sujando a cidade, por mim colocava era veneno (hehehe) mas ja que eh costume do pessoal de Mariupol alimenta-las, entrei no clima :)

No trem para Mariupol


Eu parecia um ser de outro planeta no trem de Kiev pra Mariupol. As pessoas olhavam pra mim e davam risinhos sem graca do tipo... sabemos que voce esta aih, mas nao conseguimos nos comunicar... hehehehe...

As pessoas conversavam entre elas e olhavam pra mim, ou seja, falavam de mim. Foi entao que um menininho de 7 anos me perguntou:

What is your name?

Achei tao bom!!! Sorri, respondi e devolvi a pergunta... Foi aih que comecamos um dialogo basico do primeiro livro de ingles, sabe... que nao passa de idade, lugar de origem... mas foi otimo... emprestei meu MP4 pro menino ficar escutando musicas do Brasil e ele ficou super empolgado.

Nao sei qual dos tres ficou mais inchado: Eu por ter encontrado alguem que nao me tratasse como um bichinho de zoologico e tentava se comunicar comigo; o menino (nao consegui entender o nome dele. Depois de perguntar duas vezes, desisti) que estava mostrando para o pai como eh craque no ingles; ou o pai (que acho que era o mais). Ele nao se aguentava de orgulho. Sorriso de orelha a orelha, meio que querendo que todo mundo visse como o filho dele era especial.

E como era!!! Nestas horas vemos como ao crescer perdemos a sensibilidade das criancas... todos estavam constrangidos no trem, mas ninguem ousava iniciar um dialogo comigo, mesmo vendo que estava completamente perdida e nao entendia nem onde colocar o pe pra subir na cama.
Mamae e papai falam dos anjos que Deus vai colocando nas nossas vidas... Este menininho certamente era um!! Dei bolachas pra ele (e depois fiquei morrendo de fome, porque nao sabia comprar outras em russo nas paradas seguintes) e chaveirinhos de chinelo havaiana verde e amarelo.

Olha que desconfortavel o trem de Kiev pra Mariupol. Primeiro que gasta 17hr, depois que nenhuma alma viva fala ingles e olhem so a cama que eu tive que dormir... Nossa, ela eh muito pequena e da impressao de que voce vai cair...

Eu, Serhiy e Oksana

Ai, ai... aih vai o nome da comida dessa comida,,, BAPERUCU Y MILLARM TA CEMEIANOS... hehehehe... isso mesmo, esse nome deste tamanho pra denominar um enroladinho d carne moida.

Eu e o Serhiy, o amigo da Oksana.

Picole de cacto... :)


Esta estatua eh em homenagem a Bulgakov, um importante escritor da Ucrania.

sexta-feira, 27 de junho de 2008


Esta ponto eh a ponte dos amores... os namorados, casados, amantes (...) colocam cadeados com seus nomes nesta ponte e ACREDITA-SE que assim estao protegidos... ninguem pode destrui-los... aff... hehehe... cada coisa!! :)

Este aih eh um parque de Kiev... Legal as letrinhas, ne... mas q deu desespero no comeco deu...nao consigo entender nada e fazer nada sozinha... NINGUEM SABE INGLES NESSE PAIS!!!! HEHEHEHHE

Este eh o Arco da Amizade, em Kiev. Este comigo eh o Serhiy. Ele eh amigo da Oksana, amiga da Ju. Dormi na casa dela e como ela estaria ocupada no outro dia, pediu pra que ele me mostrasse o principal da cidade e fosse meu guia, afinal, ninguem em Kiev fala ingles e fica impossivel deu me comunicar.

Ah, nao tirei fotos da familia da Oksana, mas minha noite la foi muito interessante... Hahahahaha... soh ela que fala ingles... a irma arranha e os pais nao sabem nada... ela ficou soh no computador trabalhando e eu na cozinha, tentando me comunicar com a familia, enquanto eles me davam tudo quanto eh comida e perguntavam se tinha igual no Brasil.

Foi engracado porque eles gritavam e falavam devagar... hahhahahaha... nao adiantava, eu simplesmente nao sei nenhuma palavra de russo. :) Fui muito bem recebida por eles!!!!



Esta eh Kiev!!!! :)

Nossa, aqui estou eu, na Ucrania.
Meu trajeto foi o seguinte... Sai de Uberlandia, fui pra Congonhas, de lá pra Guarulhos, depois pra Londres (11 hr de voo) e de la pra Kiev, na Ucrania (3 hr de voo).
Fiquei 3 dias em Kiev (capital) e peguei um trem pra Mariupol, onde estou hoje.
Sim, mto frio na barriga. Adoro viajar e fiquei toda a faculdade juntando os míseros salários de estagiária e as bolsas de pesquisa e extensão para conhecer a Europa. Os presentes da vovó Marina e vovô Estevão durante estes 5 anos foram fundamentais também. Sem falar do apoio SEMPRE do papai e da mamãe. Ou seja... Aqui estou eu, prontinha pra realizar mais um sonho. E com toda a utopia do mundo, mesmo que pareça non sense pra alguns...
Muitas saudades da minha irmãzinha querida, que me acompanhou em duas viagens internacionais super importantes: o Canadá e o mochilão por Bolívia, Peru e Chile. Será que eu sobrevivo sem você, Lê?
Minha primeira viagem assim, completamente sozinha. O que existe é muita vontade de superar os limites que a gente acha que tem. É também uma maneira de me conhecer mais profundamente, em situações extremas, que o dia-a-dia não oferece; dar aos problemas do dia-a-dia o seu real valor.
Estou atrasada pra uma reuniao da Aiesec. Assim que der posto minhas fotos em Kiev e no trem vindo pra Mariupol.


No aeroporto



cont do churrasco de despedida







Churrasco de despedida em minha casa, com o Joao e o papai :)

Café da manhã de despedida com primos, tia Cristina, tio Chico e mamãe.



Good Bye Party na casa da Luna

As Despedidas

Oi gente!! Vocês sabem que adoro escrever e contar casos. Fotos então, nem se fala. Estava na maior dúvida se escrevia ou não um blog, mas decidi superar meu jeito bronco com computador e criar este canal de comunicação meu com vocês. Viajei na segunda-feira e só agora tive acesso a net, então não garanto que escreverei muito e nem que atualizarei fotos com frequencia…
Ah, e quem ainda não viu o filme “Na Natureza Selvagem” trata de ver. Ele é todo lindo, mas a frase mais perfeita é a que ganhou cadeira cativa no meu MSN desde que assisti: "happiness is only real when shared".
Obrigada pelo carinho de vocês e pelas despedidas!
Já estou morrendo de saudades!!!
Estas fotos foram nas minhas despedidas!!